Saturday, June 21, 2008

Multihead e LTSP

O Linux tem diversas características que possibilitam o seu uso por muitos usuários ao mesmo tempo.

Sistemas operacionais multiusuários para usuários finais são comuns hoje em dia e com Linux não é diferente. A possibilidade de vários usuários poderem acessar e utilizar os recursos de um único sistema ao mesmo tempo não é tão novo, sendo herança dos tempos dos velhos mainframes.

Duas possibilidades de se utilizar o Linux como um sistema multiusuário em tempo real são os projetos LTSP e o Linux Multihead.

O LTSP (http://www.ltsp.org) ou Linux Terminal Server Project tem uma abordagem semelhante aos antigos mainframes. Uma CPU é acessada por temrinais remotos, geralmente terminais burros, que ao serem ligados recebem os arquivos de carga do sistema operacional do servidor.

Com o sistema operacional carregado na memória do terminal, todos os arquivos e diretórios de programas das estações são "redirecionados" para os diretórios do servidor, que executa todos ou quse todos os programas que são visualizados no monitor dos terminais.

O Projeto Linux Multi Head é um esforço do C3SL (Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR para criar um sistema para ser empregado em bibliotecas, cursos de informática, lan houses, etc.

Consistindo basicamente de um PC com várias placas de vídeo, muitos teclados e mouses USB, o sistema MultiHead faz uso de um servidor gráfico modificado para permitir o agrupamento de monitores, teclados, mouses (e placas de som, se possível) em terminais que podem ser utilizados por pessoas diferentes ao mesmo tempo.

O primeiro projeto tem como característica possibilitar a utilização de CPUs antigas como terminais burros, o que abre margem para aquisição de um servidor novo e novos componentes, como monitores LCD, mais econômicos que os antigos CRTs, entre outros.

O segundo permite que uma economia na aquisição de CPUs, e discos. Apesar de haver apenas uma CPU, pode-se empregar esforços para a aquisição de um bom hardware para esse fim.

Tais confirgurações pedem bons conjuntos de hardware e outros componentes computacionais e de rede, sendo que a implmentação de qualquer um dos dois um bom exercício para administradores de sistemas e analistas de rede.

Saúde e Paz a todos.

No comments: