Monday, August 22, 2011

DropBox, disco virtual ou arquivos nas nuvens

O DropBox é um serviço que disponibiliza um espaço para armazenamento de arquivos na web para usuários finais e impressoras.

Você deve se cadastrar no site e o login é o seu email, que será usado para confirmar a inscrição e receber comunicados do serviço.

Após confirmar inscrição você deve fazer o download do cliente referente ao sistema operacional que você usa, e ao instalar a aplicação configurá-la, selecionando as pastas ou diretórios que serão sincronizados com os servidores do DropBox.

A partir de então, você pode salvar ou copiar arquivos ou novas pastas no local configurado. Toda alteração será refletida nos servidores, podendo ser acessadas em outras máquinas onde o cliente estiver instalado, inclusive smartphones.


Nuvem
A tal nuvem é um conjunto de tecnologias que permite o acesso a informações a partir de de um provedor, geralmente uma empresa, que disponibiliza os seus serviços para seus clientes. Até aí nada de mais, mas você não tem controle exato do computador onde estas informações são armazenadas.

A nuvem, no caso é a rede do serviço disponibilizados, não importando o computador físico onde, por exemplo, o seu email está armazenado.

A imagem de uma nuvem também é usada para representar a Internet, com I maiúsculo, indicando que diferente das conexões ponto a ponto não há controle do caminho percorrido pela informação de um extremo a outro de uma comunicação.

No comments: