Saturday, March 17, 2012

Opiniões sobre projeto de lei que visa proibir funcionários em estágio probatório a prestarem novos concursos

Resposta à postagem no facebook sobre um projeto de lei que visa proibir funcionários em estágio probatório a prestarem concursos.


Acho demais proibir alguém a querer prestar um concurso, mas creio que deve haver um certo controle visto que muitos concurseiros acham que concurso público é como uma loteria e o salário é o prêmio, simplesmente não se preocupam com as atividades dos órgãos para os quais foram aprovados.

Muitas dessas pessoas passam a vida pulando de órgão em órgão, apenas pensando no próximo e mais rentável cargo. Quando assumem seus cargos, alguns ainda são vistos como incompetentes pois os conhecimentos adquiridos para passar em concursos não são exatamente os mesmo necessários para realizar as atividades do dia a dia de uma instituição, havendo necessidade ainda de outras habilidades como relacionamentos pessoais, liderança, trabalho em equipe, etc, o que dificulta o seu desempenho no novo emprego e ainda os fazem perder o foco no trabalho, pois sempre estarão estudando para o próximo concurso.

Também entendo que boa parte da culpa dessa situação é do próprio governo, que transformou muitos cargos públicos em verdadeiros sonhos de consumos, com salários estratosféricos e irreais, para a maioria da população, associados a uma carga de trabalho pequena, comparada a grande maioria dos empregos "normais".

Não sei se estou certo, mas talvez tivéssemos mais serviços, produtos, pesquisa e desenvolvimento se mentes e pessoas capazes de passarem em concursos como os dos tribunais e polícias federais fossem empregadas em empresas particulares e se ocupassem em desenvolver soluções para problemas diários dos outros cidadãos, mesmo que fosse pensando em lucro. Se pelo menos as empresas particulares pudessem remunerar seus empregados de forma que estes tivessem qualidade de vida e não apenas sobreviver com seus salários. 

Muitos falam mal de socialismo e comunismo, mas parece que todo mundo quer ser sustentado pelo Estado. Explico: é que percebo boa parte dos jovens promissores pensando apenas em prestar concursos, visando a tal "estabilidade", o que é bom, mas pode ser muito perigoso, já que a estabilidade do emprego, depois de passado o estado probatório, implica em estabilidade de salário, forçando o empregado a procurar outros empregos ou atividades que possam complementar sua renda, já que esta vai diminuindo ao surgirem contas maiores, filhos, carro, etc. Além disso tudo, devemos notar que pouquíssimas instituições públicas tem políticas de desenvolvimento de recursos humanos, fazendo com que novos concursos sejam necessário quando surgem vagas com requisitos e conhecimentos mais complexos. Neste caso, como não existe concurso interno, já que todo concurso de instituição pública tem que ser aberto, se um funcionário de cargo com salário mais baixo que tenha condições de passar no concurso certamente, ou melhor, provavelmente fará sua inscrição e caso seja aprovado deixará aquela seu antigo cargo em aberto, obrigando a instituição a fazer uma contratação emergencial ou outro concurso para suprir aquela vaga.

Não sou contra concursos públicos, pelo contrário, eu mesmo tenho um emprego público, mas não sou a favor de concurseiros que pensam apenas em passar nos concursos. Há muito trabalho a ser feito, mas parece que por mais que a administração pública empregue novos funcionários, piores ficam o atendimento e a prestação de serviço, basta vermos como andam os hospitais, a segurança pública, a limpeza das ruas ou mesmo o andamento de processos jurídicos nos tribunais regionais de (coloque aqui a sua necessidade) e sinceramente o que eu vejo é apenas o enchimento da folha de pagamento para justificar mais gastos e para popular o séquito de eternos "chefes" de repartições, políticos e nagistrados, que apesar ter mais funcionários ao seu redor sempre precisam de mais, e como eu disse antes, nunca basta pois o serviço que devem prestar, simplesmente "não presta".

Gostaria de ver o estado desonerando a folha de pagamento das empresas privadas para que estas pudessem aplicar parte dos impostos em contratação de jovens pesquisadores para que estes possam realizar grandes coisas através de soluções práticas e econômicas para a sociedade, coisa que o governo, por mais que pense estar fazendo nunca conseguirá, devido à burocracia, incompetência de seus gestores e muitas vezes da forma como pensam a maioria dos seus velhos, novos ou pretensos servidores: "vou receber meu salário no final do mês, trabalhando ou não".

Com a folha de pagamento mais enxuta, os empresários se veriam menos tentados a burlar a lei, sonegando impostos ou mesmo corrompendo fiscais ou policiais, funcionários públicos concursados, que geralmente ganham mais que a maioria da população, mas acham que precisam de mais dinheiro e não querem "perder tempo" estudando para outros concursos já que outros estão fazendo isso e não irão perder seus empregos por causa da "estabilidade", pelo menos até que alguém descubra o que estão fazendo de errado.

Enfim, como muitas leis, esta parece querer resolver um problema que outras leis criaram, mas que ninguém mais que saber o que realmente precisa ser feito para resolver de vez, apenas remediar. E não me admiraria se fosse preciso fazer um concurso para preencher cargos que deveriam ser criados para que esta lei fosse fiscalizada.

Saúde e Paz.

No comments: