Saturday, September 13, 2014

Rasperry Pi


É um dispositivo do tamanho de um cartão de crédito, baseado em um circuito integrado do tipo "um computador em um chip".

Criado e desenvolvido no Reino unido pela Fundação Raspberry Pi, a sua criação teve como principal objetivo servir de base para um projeto educacional que visa, em primeiro lugar a difusão da disciplina programação de computadores, principalmente entre crianças e adolescentes, despertando nestes a curiosidade e inspiração necessárias para o desenvolvimento das mais diversas aplicações.

A construção dessa pequena maravilha foi inspirada nos pequenos computadores pessoais das décadas de 70 e 90, que permitiam o seu uso na sala de estar das casas, ligando suas CPUs nas TVs das residências podíamos interagir com estes antigos computadores através de seus pequenos teclados e outros periféricos como joysticks, impressoras e outros badulaques, distraindo os hobistas durante horas estudando e aprendendo como funcionavam os computadores e seus programas.

A pequena placa é muito interessante, pois trata-se de um computador completo em uma placa de circuito impresso. Por computador completo, quero dizer completo mesmo, pois o aparelhinho conta com uma CPU (µprocessador), RAM, interface de rede, saída de vídeo full HD via conector mini HDMI e RCA, saída de áudio estéreo, conector USB...

Uma pequena lista das qualidades dessa preciosidade em forma de placa de circuito impresso. Um verdadeiro achado para quem flerta com a eletrônica e a programação despretensiosa.

No comments: