Monday, March 16, 2009

Seu caderno virou 3G

Essa promoção do gizmodo e da HP solta a imaginação de quem é ligado en informática, educação, comportamento e mercado.

Digamos que se um aparelho semelhante ao caderno ou agenda de anotações que muitos ainda carregam por aí, se transformasse em um aparelho eletrônico, como seria e o que seria possível realizar com essa pequena maravilha?

Meus caros, se fosse capaz de determinar, eu gostaria que ele fosse do tamanho de uma agenda, um pouco menor que um caderno de matérias escolares. Tem que ser leve, dobrável ou pelo menos que tivesse duas superfícies que eu poderia usar para escrever, desenhar, usar um teclado virtual em uma delas, mas que o layout do teclado fosse livre. Quando as duas superfícies ficassem a 180 graus, eu poderia utilizá-lo como monitor de vídeo para um teclado e mouse bluetooth. Não seria muito pesado, nem ser preciso carregar um monte de cabos para uá-lo. Deveria ser possível recarregá-lo na tomada, com energia solar ou mesmo sem fio, como o Palm Pre que tem uma base magnética para isso.

Acesso à Internet via 3G, é claro, mas também via wifi e possibilidade de usá-lo com outros dispositivos de acesso, como por exemplo um dongle usb de rede sem fio, que eu poderia ligar em uma de suas três portas USB. Obrigatoriamente deve ter aceleração 3D, para eu poder usar o Google Earth ou outro programa que requeira visualização de gráficos 3D, como jogos e analisadores. Ainda em relação à rede, não pode faltar Bluetooth para compartilhar dados com celulares, fones de ouvido com microfone, mouses e teclados. Com o wifi eu poderia entrar na rede ad-hoc ou infraestruturada do colégio ou faculdade, onde teria acesso aos servidores de conteúdo e a aplicações educacionais, onde o professor liberaria o acesso às aulas e materiais das aulas, bem como entrar num ambiente virtual de sala de aula, onde eu poderia usar um programa de IM com meus colegas.

Haveria entradas para cartões de memória, mas tem que ser microSD pelo menos duas entradas, pois esse tipo de cartão está bem comum e barato hoje em dia, por causa dos celulares.

É desejável uma câmera para bate-papo com vídeo ou até mesmo vídeo conferência. O processador gráfico deve ser capaz de exibir vídeo em HD ou full HD, tem quem não viva sem seus animes e clipes da Internet.

Seria muito bom se houvessem as aplicações "comuns": editor de textos, de gráficos, planilhas, players de mídias, etc, mas o ideal seria me deixar instalar os programas que eu quiser, de preferência Softwares Livres, como Linux, o gimp, OpenOffice.org, vlc player, sugar, entre muitos outros, por isso deveria ter um disco SSD ou outro que ainda vão inventar, mas não é necessário que seja muito grande, pois seria mais um apoio para o desktop de casa ou mesmo um notebook mais potente.

Acho que o hardware poderia ser basado em ARM, pois já foi provado que é capaz de algumas proezas sem a necessidade e muito "poder".

Gostaria muito de ver um produto nesses moldes, e mais ainda de poder adquirir um, e também que não fosse muito caro, pois se realmente fosse para substituir o caderno poderia também substituir os livros escolares, visto que muitas escolas já montam suas próprias apostilas e outras publicações. Imaginem esse tipo de equipamento sendo adotado por escolas privadas e públicas no país inteiro, por ser um ótimo produto e não por ser "política de governo".

OK! Aqui acaba a minha viagem pelas palavras, mas acreditem que os sonhos não param por hoje. Ainda teremos muitas surpresas com a tecnologia e espero viver o suficiente para vê-la ajudar o homem a fazer desse um mondo melhor.

Saúde e Paz a todos.

No comments: