Monday, June 06, 2022

Deixando postagens (artigos) no blogspot mais legais

Sabem como é! Uma coisa puxa outra e quando você vê aprendeu e aplicou algo novo. Na verdade não tão novo, mas algo que nem sabia que precisaria, como quase tudo na informática.

Na postagem anterior Limpando logs binários do MariaDB, queria apenas mostrar o que "descobri" hoje quando estava fazendo uma manutenção corriqueira em um servidor de bancod e dados e postei aqui no blogspot.

Acontece que não fiquei satisfeito com o resultado da aparência da postagem, principalmente dos comandos e seus resultados em tela. Basicamente copio e colo o resultado na postagem que depois de algumas alterações é publicada, mas como a fonte, estilo de parágrafos, etc não são nem um pouco parecidos com o que vemos no console do Linux e não quero de maneira alguma colocar imagens que dão muito trabalho para editar, gastando um tempo desnecessário toda vez que precisar ser feito, não podem ser aproveitados para outros copiarem os comandos e colarem nos seus terminais ou scritps.

Depois de algumas tentativas de formatação com o editor html do blogspot (bem fraquinho, por sinal), decidi tentar fazer algo que já havia feito em algumas instalações de wikis para times de intranet: usar markdown.

Resumindo grosseiramente, para quem (ainda) não conhece, markdown é uma linguagem de marcação muito utilizada, principalmente pela wikipedia que visa, entre outras coisas "esconder" parâmetros mais avançados do html, agilizando o processo de postagens bem formatadas.

Sem mais delongas, encontrei este tutorial (obrigado, Google e github) Embedding Markdown in a Blogger HTML page. que mostra como inserir as referências a javascripts externos que reconhecem a sintaxe da linguagem que você indicar e colore o código fonte ou comandos das linguages em blocos markdown.

E para não deixar arestas, se tiver mais interesse, você pode aprender ou até mesmo "dominar" o markdown começando por este endereço aqui: Sintaxe básica de escrita e formatação no GitHub

Bom, por enquanto é só... espero

No comments: